segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Firmado no Brasil sertanejo universitário busca evolução técnica

Nascido nas rodas de viola entre amigos, e consagrado desde a publicação na revista Veja de 6 de fevereiro de 2008 o movimento conhecido como Sertanejo Universitário entrou de vez para as paradas da música brasileira. Capitaneados, na época, pela dupla João Bosco & Vinícius, Mato Grosso do Sul iniciou sua preponderância nas paradas de sucesso da música sertaneja.
Com harmonias, melodias e letras mais simples, o sertanejo do estado conquistou o país inteiro. O fenômeno Luan Santana é uma prova viva da ascensão de MS nas paradas de sucesso, substituindo o domínio goiano da década de 90.

Porém, como toda expressão musical o sertanejo universitário vem aos poucos se remodelando e evoluindo, principalmente na parte técnica.

“As melodias estão evoluindo. Aos poucos o sertanejo universitário está se inspirando no sertanejo um pouco mais antigo, como de 90, prestando mais atenção nas notas, na técnica e com letras menos jovens”, comentou o Marcos Roker, dono de uma produtora em Campo Grande.

Nomes mais novos do cenário sul-mato-grossenses já demonstram um pouco essa mudança.

Munhoz e Mariano, ganhadores do quadro “Garagem do Faustão” ano passado, já mostram músicas com letras com temas menos adolescentes, em uma mistura que melhora ainda mais a qualidade musical.

“É uma inspiração no sertanejo mais clássico, com músicas que não falam só de amores jovens. E a qualidade musical, quanto a notas e harmonia, também está melhorando aos poucos. Afinal, os antes universitários agora já começam a ser pais de família”, finaliza Roker.

Essa evolução já pode ser notada aos poucos, tanto nas bandas mais consagradas quanto nas conhecidas regionalmente. Outro exemplo é a dupla Alex & Ivan, com estilo puxado mais para a origem do sertanejo, nas modas de viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário