sexta-feira, 22 de julho de 2011

Luan Santana abre virada cultural em São Caetano

 
 
O momento em São Caetano é da Cultura. Uma série de atividades nas diversas manifestações artísticas e culturais permeia a cidade, com ponto alto neste mês de julho, data do aniversário de 134 anos da cidade. O principal evento será a virada cultural, que, semelhante à virada paulistana, prevê 24 horas de espetáculos, começando no próximo dia 27, véspera do aniversário e só terminando no dia seguinte. Além da virada e das atividades comemorativas, até o final do ano a cidade tem uma programação intensa, como a Entoada Nordestina, uma grande festa, nos mesmos moldes da Festa Italiana, só que voltada para os nordestinos; também a Mostra Nacional de Fotografia e o ciclo de peças teatrais Cena de Teatro. 

Para a secretária de Cultura, Adriana Sampaio, estas são as atividades principais previstas para este ano, mas além delas há diversas outras, como oficinas culturais, apresentação da orquestra da cidade, a maratona de teatro da Fundação das Artes que começa este mês e vai até dezembro, a conferência municipal da juventude, as atividades do Estação Jovem, a 6ª edição do Dia de Brincar, ou seja, são atividades para todas as idades e públicos. "A ideia é concentrar e trazer público para os eventos", diz Adriana. A cidade ganhou este ano um novo espaço cultural, o Polo Cultural Casa de Vidro, na Avenida Goiás 1.111, e apesar de o município estar muito bem aparelhado quanto a salas de espetáculos, "ainda seriam necessários mais espaços", segundo a secretária. 

Levantamento da Secretaria de Cultura dá conta que de janeiro a junho de 2011 foram realizadas na cidade 794 ações culturais com mais de 250 mil atendimentos. A previsão para o segundo semestre é de, no mínimo, o dobro de realizações. 

"Um grande evento vai ser a Entoada Nordestina, que está na terceira edição e vai acontecer em outubro no Bosque do Povo. Nos outros anos tivemos um dia de atividades, agora serão três. A comunidade nos pediu um evento como a Festa Italiana e acatamos a idéia, resgatando a cultura nordestina", detalha Adriana. 

Outro destaque é a 3ª Semana de Fotografia, com o Salão Nacional de Fotografia que acontece no dia 23 na Pinacoteca, e a mostra paralela no polo Casa de Vidro. "A mostra tem 1,5 mil trabalhos inscritos e a mostra paralela outros 900", enumera.

Outra atividade que promete atrair muito público é o Festival de Teatro de São Caetano - Cena de Teatro - que terá 15 dias de programação intensa. Na área de artes cênicas também vai acontecer a III Mostra dos Sete, que envolve espetáculos com atores das sete cidades da região. Este ano o tema será A Arte do Riso. A mostra segue até o dia 5 de agosto com entrada gratuita, na própria secretaria de Cultura (Av. Goiás, 600 - Bairro Santo Antônio). 

Mas a virada cultural Revirando São Caetano é mesmo a grande atividade do semestre. Serão 24 horas de atividades artístico-culturais, 32 atrações em 9 linguagens artísticas, com cerca de 650 artistas envolvidos e público de 80 mil pessoas (contando com os shows). Com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura e do SESC São Caetano, o evento terá shows, espetáculos teatrais, feira de artesanato, apresentações de dança, exibições de filmes e curtas nacionais e internacionais. Durante a programação do Revirando haverá transporte gratuito 24h em todos os bairros da cidade, com os ônibus Circular Cultura. 

As atrações começam no Estádio Municipal Anacleto Campanella (Av. Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico), que recebe na quarta (27/7), o cantor Luan Santana, às 21h, e na quinta (28/7), o show de encerramento com Turma do Pagode e o grupo Revelação, no mesmo horário. "O foco é atender o público de São Caetano, mas por conta dos shows com artistas famosos, virão pessoas de fora. No estádio, o público será limitado a 30 mil pessoas por show, por razões de segurança", destaca a secretária. 

A ideia é fazer a virada cultural todos os anos, em comemoração ao aniversário da cidade. A Prefeitura e o governo do estado também já acertaram a participação de São Caetano na edição de 2012 da Virada Cultural Paulistana, que acontece no mês de abril. Este ano já participaram as cidades do ABC, Santo André e São Bernardo.

Fonte: ABC Repórter

Um comentário: